Projetos de autonomia e flexibilidade curricular

O envolvimento dos alunos em projetos de colaboração com colegas de outros países pode conduzir a uma motivação acrescida para a aprendizagem e domínio de uma língua estrangeira. O projeto eTwinning integra uma comunidade de professores de 44 países, permitindo a planificação e desenvolvimento de projetos no âmbito das diferentes áreas de conhecimento, do currículo dos alunos do ensino não superior, em contexto de sala de aula.

Neste workshop pretende-se que o professor de língua estrangeira encontre uma possibilidade de renovação da sua sala de aula através da promoção de uma metodologia de trabalho de projeto associada ao trabalho colaborativo, tanto no seio do seu grupo de alunos como na interação destes com discentes de outros países.

Teresa Lacerda
Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia e Mestre em Educação com especialização de Informática no Ensino. Integra o Quadro do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso como professora de Biologia e Geologia, onde foi responsável pela coordenação de projetos europeus desde 2002. Neste Agrupamento exerceu diversos cargos, entre eles, Assessora e Vice-Presidente do Conselho Executivo, membro do Conselho Geral e membro do Conselho Municipal de Educação entre 2010 e 2020. Registada no eTwinning desde 2005, Embaixadora da região Norte desde 2008 e membro do Serviço de Apoio Nacional do eTwinning, com sede na Direção-Geral de Educação, desde setembro de 2020. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Vice-Presidente da Delegação do Norte da Ordem dos Biólogos.