MODALIDADE A DISTÂNCIA

TRANSVERSALIDADES NO APROFUNDAMENTO DA ORALIDADE | 10 de outubro a 14 de novembro de 2020 (25 horas)

Módulo 01
Apresentação da estrutura da ação e visão integradora das aplicações digitais em contexto de formação (assíncrona – 2h)
– Organização, pressupostos teóricos, objetivos, metodologia, atividades e avaliação
– Ferramentas propiciadoras da cooperação, participação e produção de conteúdos

Módulo 02 | O advento dos social-media e as experiências humanas: sociolinguística (síncrona – 2h e assíncrona – 3h)
Convidada: Felisbela Lopes (Universidade do Minho)
Moderação: Thereza Ferreira e Fernanda Alvim

Num mundo em constante mudança, com alterações comunicativas resultantes da descentralização das fontes de conhecimento, é imperativo reconhecer a aprendizagem da língua como um ato social.

– Língua como um fenómeno social
– Exploração do conceito de “autonomia”
– Materiais de apoio ao desenvolvimento da autonomia dos alunos
– Teorias sociais de aprendizagem vs. paradigmas da aprendizagem
– Discurso oral em situação interativa: construção coletiva e produto de uma co-enunciação
– Exercícios de identificação, experimentação e apropriação de espaços de comunicação e interlocução

Módulo 03 | Intencionalidade comunicativa (síncrona – 2h e assíncrona – 3h)
Convidada: Isabel Margarida Duarte (Universidade do Porto)

– A metodologia de ensino de uma língua deve ter o enfoque no domínio da comunicação funcional, que compreende competência gramatical, competência sociolinguística ou contextual, estratégias de comunicação, interação interpessoal e os contextos discursivo, sociocultural e psicológico
– Estrutura das línguas e contextos comunicativos
– Variações translinguísticas e intralinguísticas: funções gramaticais, semânticas e discursivo-textuais
– Funções da língua:  ideacionais, interpessoais e textuais
– Língua como competência do cidadão pós-moderno

Módulo 04 | Comunicação, colaboração e interatividade (síncrona – 2h e assíncrona – 3h)
Convidados: Ana Francisco Monteiro, António José Osório e Luís Valente
Moderação: Adelaide Martins e Lurdes Martins

A “aprendizagem como participação” dá-se na interação com os outros; esta aprendizagem coletiva, participativa, contextualizada e colaborativa resulta em práticas que se refletem nas relações sociais.

– Recursos educativos: facilitadores da aprendizagem colaborativa
– Colaboração e cooperação
– Multi e interdisciplinaridade
– Sala de aula global como espaço de colaboração interdisciplinar
– Projeto e trabalho por projetos – projetos de análise e prática textual

Módulo 05 | Suportes de articulação das línguas e outras áreas
(síncrona – 2h e assíncrona – 3h)
Convidados: António Carvalho da Silva e José António Brandão (Universidade do Minho)
Moderação: Alzira Macedo e Jorge Lopes

As plataformas online como criadoras de oportunidades de renovação de práticas da sala de aula, contribuindo para que os conteúdos sejam abordados com metodologias que envolvam mais os alunos na aprendizagem, fomentado o ensino de competências transdisciplinares e o trabalho em equipa.

– O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
– Flexibilização curricular e aprendizagens essenciais: capacidades comunicativas e cognitivas, num processo de aquisição significativa de saberes
– Multi e interdisciplinaridade
– Colaboração e cooperação
– Protótipos de domínios de autonomia curricular

Módulo 6 | Apresentação e avaliação (síncrona – 3h)
– Finalização dos trabalhos da formação

*Aguarda confirmação