PROJETO

A Conferência SUPER02, 2.ª edição do SUPER, organizada pelo Centro de Inovação Pedagógica (CIP), atenderá sobre a importância das aprendizagens feitas no âmbito da língua e das competências desenvolvidas através dela, que se constituem como condições essenciais para o sucesso dos alunos nas restantes áreas curriculares.

Nesta conferência pretende-se superar o tradicional olhar orientado para o modo como os professores trabalham a oralidade, construindo uma perspetiva que conceba o ensino a partir dos seguintes pressupostos fundamentais:

  • as interações entre os diferentes domínios de atuação verbal;
  • as implicações do desenvolvimento da oralidade no sucesso dos alunos;
  • a importância da capacitação dos professores para novas práticas de gestão curricular e de trabalho na sala de aula, assente na interdisciplinaridade.


O SUPER02 está dividido em duas fases:

  • 1. ª – decorrerá entre os dias 10 de outubro e 14 de novembro de 2020 (modalidade a distância) permitindo a exploração mais aprofundada dos temas tratados com aplicação dos recursos e técnicas desenvolvidos durante o evento presencial.
  • 2.ª – agendada para 16, 17 e 18 de julho de 2021 (modalidade presencial) apresenta uma componente mais prática, composta por vários workshops dinamizados por especialistas convidados, dedicados às temáticas em discussão: gastronomia, poesia, tecnologia, viagens, redes sociais, entre outras. Mais informações em breve.

Este evento insere-se no projeto internacional AROSE: Advancing and Reassessing Oral Skills for English, coordenado pela Universidade de Múrcia, que pretende a criação de um Modelo de Avaliação da Competência Oral: UMU, baseado no Quadro Europeu Comum de Referência para Idiomas e uma Ferramenta de Avaliação na web: CARM, para melhorar as competências do inglês oral.

O Centro de Inovação Pedagógica (CIP), da Casa do Professor, foi criado para responder à complexa realidade das escolas, apoiando-se nas melhores estratégias nacionais e internacionais, contribuindo para a definição de uma Política Educativa, considerando a importância de redefinição do papel dos professores, os problemas das escolas e dos professores, no topo dos quais e em última instância está o insucesso escolar, através da identificação e a experimentação de práticas inovadoras.

A Casa do Professor é uma associação de solidariedade social, nascida em 1979, com estatuto de utilidade pública desde 1999 e medalha de mérito grau ouro obtida em 2006. No ano de 2018, obteve o Committed to Excellence duas estrelas, da European Foundation for Quality Management, entidade de suporte da excelência da gestão em organizações europeias e de todo o mundo, distinção conferida à instituição pela Associação Portuguesa para a Qualidade, tornando-se a primeira associação do país a obter este reconhecimento internacional.

A instituição apoia professores de todos os níveis de ensino, promovendo iniciativas de cariz social, formação científica e cultural e atividades recreativas e culturais. Ao perseguir esses objetivos, oferece uma gama muito diversificada de atividades e serviços para benefício de mais de 11 000 professores, agregando as respetivas famílias. A atuação da Casa do Professor não se concentra apenas no desenvolvimento profissional dos seus associados, facultando-lhes também soluções de apoio nas dimensões pessoal e familiar.

A associação não tem fins lucrativos, possui uma gestão profissional, integra mais de quarenta funcionários e tem protocolos de cooperação com cento e cinquenta parceiros. O principal objetivo da instituição é dignificar os professores, reforçando a nobreza da sua profissão, motivo pelo qual busca a dinamização de atividades de valorização profissional, intervenção social e dinamização cultural.

Apoio logístico/administrativo/formativo:
– 933 331 090
– 916 296 648
– 967 133 411