Comunicação, Colaboração e Interatividade

Os jogos didáticos são ferramentas muito eficientes no processo de ensino-aprendizagem, pois simultaneamente ajudam os alunos a construir o seu próprio conhecimento e aumentam a sua motivação para a aprendizagem.

Nesta ação serão apresentados os jogos didáticos como instrumentos pedagógicos estimuladores e avaliadores da aprendizagem, que contribuem para o desenvolvimento integral e dinâmico nas áreas cognitiva, afetiva, linguística, social e motora das crianças. Além disso contribuem também para a construção da autonomia, pensamento crítico, criatividade, responsabilidade e cooperação das crianças.

Rui Manuel Vila-Chã Baptista
É licenciado em Física e Química, pela Universidade do Minho, e Mestre em Física para o Ensino, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
É o mentor dos brinquedos didáticos ambarscience e o responsável pela equipa de desenvolvimento dos brinquedos educativos desta marca da Ambar, desde o seu lançamento, em 2017.

Ao longo de toda a sua carreira tem desenvolvido uma intensa atividade no domínio da divulgação científica, coordenando dezenas de projetos nas áreas da Ciência e Tecnologia, alguns premiados a nível nacional e internacional.
Tem participado em trabalhos de pesquisa na área da educação, dos quais têm resultado publicações em conferências nacionais e internacionais.

A Escola de Ciências da Universidade do Minho atribuiu-lhe a distinção de mérito em 2015, pelo seu papel dinamizador em ações que levaram investigadores da Universidade do Minho a dezenas de escolas básicas e secundárias do distrito de Braga e de Viana do Castelo.
Foi distinguido com o prémio “European STEM Teacher Award”, atribuído pela organização internacional Science on Stage em junho de 2017, num universo de 450 professores selecionados em 30 países europeus.