Comunicação, Colaboração e Interatividade

Sob guarda-chuvas como “comunicação, colaboração e interatividade” ou “transversalidade no desenvolvimento da oralidade” é possível realizar um desvio sem desconectar com os propósitos desses enunciados ou confirmando-os mesmo. Propõe-se neste workshop revisitar alguns temas centrais da construção da nossa modernidade, confrontando-os com a actual tardomodernidade (ou hipermodernidade, ou pósmodernidade, ou…), particularmente no que se refere à produção, circulação e consumo de textos/discursos e imagens nos corredores, praças, muros e ecrãs da cidade.

Assim, poderão cruzar-se as mais diversas referências, históricas e geográficas, civilizacionais e culturais, políticas e científicas, artísticas e literárias, etc., as quais configuram leituras e entendimentos do mundo com reflexos na realidade escolar. Como relacionar palavras e imagens, velhos e novos media, e com tal material significante e tais médiuns refundar o espaço público comunicacional urbano em que a escola se insere? E que referências e contributos poderão ser propostos pelas diferentes línguas e culturas, acordando-os num propósito e numa cosmovisão comum e, portanto, partilhável.

Amadeu Ribeiro Santos
Licenciado em Artes Plásticas/Pintura pela FBAUP. Possui longa experiência de docência e investigação. No ensino secundário, lecionou várias disciplinas artísticas e desencadeou vários projetos, entre os quais a revista Defacto. Entre 1985 e 2014, enquanto assistente convidado, lecionou Cultura Contemporânea, Poética do Desenho e Composição nos Cursos de Artes Plásticas da Escola Superior Artística do Porto. Ministrou cursos livres de História da Cultura e da Arte, Fotografia e Cinema. Proferiu diversas palestras em várias instituições e escolas de ensino secundário e superior. Iniciou a sua vida profissional como jornalista, atividade que lhe permitiu desenvolver capacidades de comunicação oral e escrita, tão necessárias ao docente e ao formador. Desde 2001, enquanto formador creditado, tem trabalhado na área da formação contínua de professores.