Como melhorar a aprendizagem da gramática na era digital?

Aprender gramática não tem de ser monótono! Embora haja necessidade de repensar o ensino e a aprendizagem da gramática na sala de aula, o professor tem hoje ao seu dispor variadas metodologias e ferramentas digitais para potenciar a eficácia das suas práticas pedagógicas. A aprendizagem baseada em tarefas ou a gamificação podem ajudar a melhorar as aprendizagens da gramática e do vocabulário, dentro e fora da sala de aula.

Os mapas mentais podem tornar as aulas de gramática mais visuais, as gravações de vídeos e áudios explicativos podem ser excelentes aliados para que a aprendizagem seja mais significativa para os alunos. Combinar gramática e tecnologia pode ajudar a transformar o processo de ensino e aprendizagem gramatical tornando-o mais motivador, fácil, eficaz e divertido.

Este workshop vai explorar uma abordagem ao ensino da gramática com metodologias ativas e ferramentas digitais.

Adelina Moura
Durante os últimos anos, tem estado envolvida em projetos de investigação sobre metodologias educacionais e desenho instrucional de cursos de formação de professores, presencial e a distância, para o uso de ferramentas móveis destinadas a melhorar os processos de aprendizagem. Tem, também, desenvolvido investigação em Mobile Learning, com diversas publicações nacionais e estrangeiras em atas, revistas, livros e capítulos de livros.

Colabora com a Porto Editora na criação de recursos para a Escola Virtual e tem vindo a lecionar a unidade curricular de Tecnologias Educativas em cursos de mestrado. O seu percurso académico foi feito pela Universidade do Minho. Possui licenciatura em Ensino do Português/Francês, mestrado em Educação, na área da Supervisão Pedagógica do Ensino do Português, e doutoramento em Ciências da Educação, com especialidade em Tecnologia Educativa. Possui, ainda, um diploma de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar (DESE) pelo Instituto Superior de Educação e do Trabalho (ISET) – Porto.